Um quarto infantil deve ser um espaço totalmente dedicado para o bem-estar da criança que irá utilizá-lo.

Por conta disso, o ideal é que ele seja pensado para proporcionar muito conforto e também para atender a todas as necessidades que o pequeno apresenta nessa fase da vida.

Uma criança está sempre em busca de novas experiências e a curiosidade é a sua grande aliada, é por isso que todos os elementos presentes em um quarto infantil precisam facilitar para que esses momentos ocorram.

É muito comum que existam dúvidas no momento de criar esse tipo de ambiente em uma casa.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você conheça as melhores dicas para montar um quarto infantil totalmente funcional.

Como montar um quarto infantil?

Para conseguir montar um quarto infantil completo, você pode seguir algumas dicas que farão toda a diferença neste momento.

Conheça algumas delas:

Tamanho do cômodo

A primeira coisa que você precisa pensar é sobre o tamanho que o cômodo que irá receber o quarto infantil precisa ter.

Geralmente, as crianças não precisam de muito espaço para realizarem as suas atividades, porém, os seus brinquedos acabam ocupando uma grande parte do local.

Portanto, avalie qual será o cômodo que receberá a nova decoração e tenha em mente que, se você não tiver outra opção, precisará montar todas as suas ideias de acordo com o espaço que tem disponível no momento.

Os móveis planejados são as melhores opções para quem deseja otimizar um local, principalmente se ele for pequeno.

Apesar de ser algo feito principalmente por pessoas que moram em apartamentos, as casas também podem receber esse tipo de serviço.

Escolha as cores

Um quarto infantil é um espaço que precisa transmitir todas as características que uma criança possui.

Por conta disso, é preciso ter em mente que esse cômodo precisa ser alegre e divertido, até mesmo para despertar o interesse do pequeno.

Então, escolha cores que tragam esse aspecto para o ambiente, de forma que todas elas “conversem” entre si, evitando que se transforme em um espaço enjoativo e até mesmo desconfortável.

Optar por tonalidades que a criança gosta também é uma boa opção para criar um quarto que seja totalmente agradável para ela.

No entanto, é preciso ter em mente que o ideal é combinar as cores das paredes com todos os móveis presentes no espaço, garantindo um cômodo visualmente atraente.

Conte com os organizadores

Como comentamos anteriormente, as crianças possuem muitos brinquedos, o que pode ocupar um grande espaço do quarto infantil.

Mesmo que os pais façam uma boa limpa nesses itens periodicamente, os pequenos sempre terão novos itens e isso pode acabar aumentando a bagunça no espaço e, se ele for pequeno, pode acabar reduzindo ainda mais os locais úteis do cômodo.

Para evitar que isso aconteça, você pode investir em organizadores.

Hoje em dia, existem inúmeros tipos de peças que podem ser utilizadas para garantir que os objetos das crianças sejam facilmente organizados, mantendo a ordem no ambiente.

Para isso, você pode ter baús, nichos, cestos, caixas e prateleiras espalhadas pelo quarto e permitindo que exista espaço para todos os brinquedos serem guardados.

Móveis adequados

Um quarto infantil precisa ser planejado para que ele atenda todas as necessidades que uma criança pode ter.

Portanto, é muito importante que você invista imóveis que sejam adequados para este tipo de público.

Hoje em dia, existem inúmeros modelos de itens feitos exclusivamente para os pequenos.

Se você optar pelos móveis planejados, você poderá escolher peças que possam ser facilmente utilizadas por uma criança.

No entanto, se a sua ideia é manter o quarto infantil por muitos anos, ou pelo menos por toda a infância do seu filho, é importante contar com itens que possam ser facilmente substituídos ou então que alterem o seu tamanho.

Uma opção é a cama que pode ser usada desde o nascimento até uma boa parte da infância.

Use papel de parede

Quando a criança ainda é muito pequena, os pais gostam de montar o seu quarto infantil com muitos detalhes e desenhos.

Uma forma mais facilitada de fazer isso é contando com papel de parede.

Eles podem ser encontrados nos mais diversos temas, cores e texturas. O que facilita no momento de escolher a opção ideal para o seu caso.

Além disso, o papel de parede pode ser facilmente substituído por outra opção quando desejar que o quarto tenha a sua decoração alterada.

Tapetes e cortinas são necessários?

Ao montar um quarto infantil, muitos pais acabam tendo a dúvida se os tapetes e cortinas são peças realmente necessárias deste tipo de ambiente.

A realidade é que esses itens podem ser mais do que mera decoração para um espaço usado por crianças.

Isso porque, se for um local utilizado por um bebê, a cortina é uma peça essencial para controlar a entrada da luz solar no espaço, garantindo um bom sono para o pequeno.

Já se tratando de um cômodo utilizado por uma criança um pouco maior, o tapete também é indispensável nesse caso.

O motivo para isso é o fato de que o tecido no chão é um bom local para que o seu filho possa se sentar e brincar durante um longo tempo.

Além de ser uma peça que traz mais conforto, ela também evita o contato que ele terá com o chão.

Portanto, sempre contigo uma cortina e um tapete no momento de criar o quarto infantil ideal para o seu filho.

Seguindo todas essas dicas, você poderá criar um quarto infantil totalmente funcional para a criança que irá utilizá-lo.

Dessa maneira, ela poderá desfrutar de um ambiente pensado para o seu bem-estar, e você não precisará se preocupar com mudanças feitas regularmente.

Encontre todos os móveis de um quarto infantil na Mpozenato!

No site da Mpozenato você pode encontrar todos os itens e móveis necessários para criar o quarto infantil perfeito! Conheça todos os nossos produtos e aproveite o nosso ótimo custo benefício!