Gestar uma criança traz diversos desafios. São tantas as demandas, que tudo que facilita o dia a dia da nova mãe e do bebê é de bom grado, e traz conforto para esse momento tão especial. A poltrona de amamentação é um dos móveis que podem ajudar a dar mais aconchego na hora de ninar ou amamentar seu filho.

Montar o quarto do bebê, ou o espaço do seu filho pode gerar dúvidas nas mães e papais de primeira viagem. Contudo, pode se tornar uma tarefa prazerosa e divertida se sabermos os melhores caminhos para a  escolha dos móveis e dos demais acessórios.

A poltrona de amamentação possui diversos modelos, tanto para combinar com o estilo do quarto, quanto para se adequar melhor ao corpo da mulher na hora da amamentação.

Portanto, o blog da Lyam Decor vem aqui neste artigo falar um pouco mais sobre os benefícios da poltrona de amamentação para os seus momentos, pais e filhos. Assim como te conta como escolher a melhor poltrona, de acordo com a decoração, o conforto e o estilo do móvel. Confira a seguir!

Benefícios da poltrona de amamentação

Amamentar o seu filho, e ter outros momentos de conexão com ele, são ações que trazem qualidade para o relacionamento de vocês e ajudam no desenvolvimento do seu bebê. A poltrona de amamentação serve de palco para alguns desses momentos.

Além disso, o principal benefício da poltrona de amamentação é trazer um aporte maior ao corpo da mãe, pai ou responsável na hora de amamentar a criança. De forma que, ao ter conforto, o adulto pode se dedicar a suprir a necessidade do bebê.

E ainda, nós podemos listar diversas outras vantagens que esta poltrona traz para a sua rotina. Inclusive ela pode servir para embalar a criança, e até mesmo para acomodar o adulto em outros momentos da rotina quando ele estiver cuidando do bebê.

Conheça outras vantagens em ter uma poltrona de amamentação:

  •  conforto para os pais e para o bebê no ato de amamentar e ninar;
  •  evita dores nas costas da mãe ou pai por má postura;
  •  ajuda no descanso do resguardo;
  •  pode oferecer apoio aos pés;
  •  ajuda no embalo, no caso dos modelos com balanço;
  •  a poltrona tem outros usos conforme a criança cresce.

Como escolher a melhor poltrona

Escolher a melhor poltrona para o quarto do seu bebê pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, são diversos os modelos disponíveis, e diversos são os fatores que influenciam nessa escolha. 

Contudo, podemos analisar cada um desses fatores, e seguir um passo a passo que vai fazer com que a escolha seja a mais certa possível. E então, você terá um espaço confortável para criar lindas memórias junto com seu bebê.

Sem contar, que a poltrona de amamentação não é um móvel que perde seu uso depois do período que seu filho amamenta. Pense em bons momentos, de leitura com sua criança, de contar histórias, e até mesmo embalar ele no colo, naquele aconchego que só mãe e pai sabem dar.

Escolha o ambiente que a poltrona vai ficar

Em geral, a poltrona de amamentação fica no quarto do bebê. Porém não é uma regra, e muitas vezes os pais optam pelo quarto compartilhado e, assim, a poltrona acaba ficando no quarto que o bebê está dormindo, por conta da praticidade.

Então, o primeiro passo para escolher a poltrona é definir qual o ambiente que vai ficar a poltrona. E aqui não tem erro. Pense na sua rotina, na sua casa e onde vai ser o local que ficará mais prático amamentar o bebê.

Algumas dicas de como escolher são: opte por um local tranquilo com pouca movimentação e estímulos diversos, pense que vai precisar de uma mesa de apoio e uma iluminação mais branda, e não menos importante escolha um lugar que tenha espaço para a poltrona de forma confortável.

Defina o espaço de amamentação 

Depois de escolher o cômodo que a poltrona vai ficar (sala, quarto do bebê, quarto dos pais), é importante definir o espaço que a poltrona vai ficar. Pois, essa informação vai ajudar na hora de escolher as dimensões da poltrona.

Aqui, a dica é simples! Se puder optar, escolha um lugar no cômodo que seja em um canto, longe dos barulhos externos e da circulação de outras pessoas. Pense que esse local pode servir para aconchego e ninar do seu filho, então quanto menos interferência externa, mais serenos serão estes momentos.

Além disso, pense nos móveis auxiliares, como mesa de apoio, luminária e quem sabe um tapete confortável para os seus pés. Tudo isso estará no mesmo espaço, então organize todo seu ambiente para contemplar esse espaço tão importante.

Qual o estilo do quarto do seu bebê

O estilo do quarto, ou outro cômodo, vai definir o estilo dos móveis que vão habitar aquele espaço. Portanto, para escolher a sua poltrona, é aconselhável que já tenha em mente o estilo do quarto e com o que ele combina.

Por exemplo, ambientes mais clean, com cores claras e pastéis, pedem uma poltrona com traços mais clássicos, tecido e cores suaves. Enquanto um ambiente mais moderno ou contemporâneo já aporta cores um pouco mais fortes e poltronas com formatos mais geométricos.

Harmonizar a poltrona com o ambiente faz com que o cômodo todo fique agradável e bonito. Além de que você pode escolher entre a poltrona ser um móvel de destaque, ou apenas um detalhe que se funde no todo.

Pesquise diversos modelos

Pesquisar, sempre vai ser a melhor forma de escolher um novo móvel. De forma que, você precisa saber as diversas opções para fazer a escolha mais assertiva para o seu ambiente.

Os diversos modelos de poltronas, tanto as comuns quanto as de amamentação, possuem texturas, maciez e apoios diversos. A poltrona para amamentar, normalmente possui um encosto confortável, braços amplos de apoio, e um bom tamanho para abrigar mãe e filho confortavelmente.

No entanto, você pode escolher um modelo de poltrona comum, se ele for confortável e tiver essas características principais que auxiliam em um amamentar com mais suporte.

Escolha o material

O material da poltrona vai interferir na maciez ao toque, necessidade de manutenção constante ou não, estilo do ambiente, entre outras questões.

Os tecidos mais comuns para as poltronas são: 

  • Linho: tecido natural e nobre que tem como característica principal a durabilidade, sua textura é um pouco áspera;
  • Suede: o suede já é um tecido com uma textura mais macia ao toque e que apresenta boa durabilidade também;
  • Couro: tecido que permite fácil limpeza e manutenção, e também é impermeável;
  • Facto: malha mais resistente e impermeável, fácil de limpar;
  • Bouclê: extremamente agradável ao toque, sua textura é macia e seu tecido é bastante duradouro embora exija limpeza mais especializada.

Observe os detalhes extras

Alguns modelos trazem junto consigo alguns detalhes que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Por exemplo, existem alguns modelos que são também balanços, o que pode ajudar muito na hora de nanar o seu bebê de forma confortável.

Assim como, tem alguns modelos que possuem um apoio ou um puff, que permite que a mãe, ou o pai, possa descansar as pernas enquanto embala ou amamenta sua criança. Essa função pode ser muito benéfica, principalmente se ficar muito tempo sentado na mesma posição.

Então, investir em alguns elementos extras pode ser uma boa estratégia para tornar este momento ainda mais especial. De forma a oferecer um aconchego para as mamães e papais que estão cuidando de seus bebês, afinal eles merecem.

Opte por qualidade

Por fim, e não menos importante, escolha sempre um móvel de qualidade. De tal modo que você poderá ter um móvel duradouro e que ficará na sua casa por décadas, preservando uma boa aparência.

Além disso, móveis de qualidade trazem uma riqueza de detalhes que são perceptíveis ao olhar. E em se tratando de uma poltrona de amamentação, móveis de qualidade também garantem segurança ao entregar um móvel forte e com materiais seguros.

Onde encontro uma poltrona de amamentação de qualidade? A loja Lyam Decor conta com uma seleção de diversas poltronas, de diversos formatos, tecidos e com aqueles itens extras tão desejados. Visite o site da loja e confira este móvel e outros para o seu bebê e toda a sua família.