Quando se trata de um dormitório com poucas dimensões, é necessário procurar móveis que permitam um melhor aproveitamento do espaço existente e, que ao mesmo tempo, atenda a demanda do local. Os guarda roupas modulados são perfeitos para este tipo de ambiente.

Um roupeiro tem a missão de guardar as roupas e outros objetos mais íntimos, e por isso é tão importante dentro do quarto. Contudo, ele é um móvel de grandes proporções, o que interfere muito no espaço, tanto de estar como de circulação.

Por isso, o guarda roupa modulado é muito necessário para ambientes menores. E aqui, no blog da Pozelar vamos trazer os principais benefícios deste móvel, assim como te ajudar na melhor forma de escolher aquele que vai ficar perfeito no seu quarto.

Benefícios do guarda roupa modulado

O principal benefício dos guarda roupas modulados, como já foi mencionado, é a sua configuração que permite que se encaixe em diversos quartos. De forma que ele pode ser inclusive montado em L e ou então em duas partes distintas.

Além disso, o guarda-roupa apresenta os seguintes benefícios: 

  • flexibilidade: por apresentar módulos, o guarda roupa modulado permite diversas configurações o que é importante se necessitar trocar ele de local;
  • máximo aproveitamento do espaço: para quem tem um espaço limitado, aproveitar ao máximo as medidas do lugar, garante que todo o espaço útil esteja sendo utilizado;
  • permite aumento: outra vantagem é que ao comprar um módulo ou mais, tem a possibilidade de aumentar. O que é bom quando a grana está curta ou quando ocorre uma mudança para um lugar maior;
  • diversas medidas e formatos: ter várias possibilidades permite que encontre aquela que melhor se adequa ao quarto.

Como escolher o seu guarda roupa modulado

Escolher o melhor guarda roupa modulado, vai levar em consideração diversos fatores, tanto práticos como mais subjetivos, como gosto pessoal e decoração pretendida. Por isso, vamos analisar cada um dos tópicos que mais influenciam para te ajudar a acertar nessa escolha.

Formato

O formato vai depender do local escolhido, das medidas permitidas e também de como você prefere. Além disso, o fator funcionalidade vai interferir no formato escolhido, já que ele define o espaço interno que o seu roupeiro vai ter.

Sem contar, que por ser modulado, pode-se combinar diversas peças e compor uma peça maior. O que é perfeito, principalmente para quem gosta de mudanças, ou precisa de uma flexibilidade maior, que um roupeiro inteiro não permitiria.

E mais, alguns formatos (como o de canto) tem portas e formatos mais diferenciados, para melhor acesso do interior do roupeiro. Facilitando assim o manuseio das roupas e também o melhor aproveitamento do espaço interno do móvel.

Dimensões

Antes de tudo, você precisa medir o seu ambiente, e certificar-se do espaço que você tem disponível para o seu guarda roupa. Então não se esqueça de medir: comprimento, largura e altura. Assim você pode escolher o roupeiro ou os módulos que se encaixam da melhor forma.

Já que uma das vantagens deste tipo de módulo é poder aproveitar melhor o espaço disponível, mesmo que ele seja fracionado em mais de um lugar no quarto. Podendo compor até mesmo um guarda roupa de canto.

E pode-se também escolher um modelo que aproveita o espaço livre acima da cama, então tenha todas as dimensões do seu quarto em mãos na hora da escolha.

Estilo

O estilo vai dizer muito sobre como o seu quarto vai se parecer. Aqui, tem muito do gosto pessoal do morador, mas também pode-se guiar por alguns estilos existentes, escolhendo aquele que melhor se encaixar com a sua personalidade.

Conheça alguns estilos e quais modelos de guarda roupa modulado escolher com base neles:

  • Minimalista: este estilo é simples, com poucos detalhes e quase nenhuma ornamentação. Escolha um guarda roupa que tenha linhas retas e de preferência sem puxadores aparentes, e assim você terá um ambiente visualmente mais límpido;
  • Industrial: este é um estilo muito moderno e jovial, onde as infraestruturas são apresentadas de forma mais nua. Se este for o estilo do seu quarto opte por materiais neutros, detalhes metalizados e transparências;
  • Boho: este estilo é claro, caracterizado por cores claras e detalhes em madeira e outros materiais naturais, Um roupeiro para este estilo pode ter a cor da madeira crua (clara) ou então detalhes em sisal ou palha;
  • Clássico: o estilo clássico possui diversos ornamentos que remetem a épocas antigas. Aqui o roupeiro pode ter detalhes, relevos e outras características mais elaboradas.

Compartimentos

Um fator muito importante na hora de escolher o seu roupeiro é saber qual a necessidade de armazenamento você necessita. Essa capacidade de armazenamento vai depender do tamanho, mas também do tipo de compartimentos que encontramos no guarda roupa.

Alguns possuem mais prateleiras que outros, e algumas gavetas. O que ajuda na hora de uma organização mais vertical, em nichos. Opte por este se o seu sistema de organização é assim, e também se possui muitas peças de roupas, principalmente blusas e peças menores.

Por outro lado, alguns roupeiros são mais direcionados ao uso de cabides e roupas penduradas. O que é muito importante para quem tem muitas camisas, calças sociais ou casacos.

Material

O material do seu roupeiro vai indicar sobre o estilo dele, mas também sobre a qualidade que ele entrega. Principalmente, temos 3 tipos de materiais como principais escolhas em matéria de guarda roupa: o MDF, o MDP e a madeira maciça. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

  • MDF: construído em fibras de madeira e resina sintética, o MDF é perfeito para receber acabamentos e permitir maior flexibilidade na hora de moldar em diferentes formatos;
  • MDP: já este material é feito com partículas de madeiras prensadas e por isso suporta um peso ainda maior que o MDF, contudo ele não permite diversos cortes;
  • Madeira maciça: feita com o material bruto sem nenhum acréscimo ele é perfeito para móveis de grande qualidade e robustos, porém seu custo é bem elevado.

Além desses materiais, é comum móveis que misturam os tipos de madeira para alcançar melhor qualidade. De modo que nenhum deles é melhor que o outros, apenas possuem características diferentes que podem ser somadas.

5 Dicas de como montar seu guarda roupa modulado

Montar o seu guarda roupa modulado começa na hora de escolher as peças que o compõem, até o momento da instalação. E por isso, te trazemos aqui 5 dicas para que ele seja bem montado em todas as etapas:

  1. Na hora de escolher os módulos, pense no ambiente como um todo, com cada móvel compondo ele. E não se esqueça de testar diversas possibilidades, pois não existe apenas uma solução.
  2. Não descarte as áreas livres das paredes, afinal, todo espaço útil deve ser aproveitado em ambientes mais compactos. Só cuide na hora de instalar, segurança em primeiro lugar!
  3. Monte seu roupeiro pensando na facilidade do acesso no dia a dia. E organize ele da mesma forma: roupas menos utilizadas devem ficar nos espaços mais abaixo ou então lá em cima.  Na altura dos olhos e das mãos deixe as roupas do dia a dia.
  4. Na hora de montar as peças do guarda roupa fique atento ao manual, ou então contrate um profissional habilitado. A má montagem do roupeiro diminui o tempo de vida dele.
  5. Fixe bem os acabamentos, como os puxadores. Assim você terá um móvel com uma longa durabilidade e detalhes bem colocados que fazem a diferença.

Onde encontrar guarda roupa modulado?

Na Pozelar você encontra diversas possibilidades de móveis modulados, com módulos de diversos tamanhos e formatos. Tudo para se encaixar direitinho no seu guarda-roupa. Navegue em nosso site e confira estes móveis e diversos outros para a sua casa.