A sala de estar, em geral, é o centro da nossa área social, de convívio familiar e com nossos visitantes. Desse modo, para além do conforto que os sofás e poltronas oferecem, é preciso também pensar em móveis que trazem praticidade ao ambiente.

Sendo assim, um dos móveis que aliam estilo, decoração e praticidade é a mesa de centro. Um móvel com muita utilidade e que dá uma união aos móveis da sala de estar. Além disso, a mesa de centro tem papel importante na decoração, sendo um móvel que compõe o ambiente e também um aparador para objetos do cotidiano e também peças decorativas.

Sendo assim, a gente te conta como escolher a melhor mesa de centro, quais os benefícios desse móvel e mais dicas de como posicionar de forma correta dentro da sua sala de estar.

Benefícios e funcionalidade das mesas de centro

Para que serve uma mesa de centro? Essa é uma pergunta que pode ser recorrente. Pois ela nem sempre é vista como um móvel de apoio necessário. E em alguns casos, quando mal colocada, pode se tornar até mesmo um estorvo.

Contudo, é um móvel com uma ótima funcionalidade. Nesse sentido, a mesa de centro serve de apoio para objetos, principalmente quando nos reunimos com mais pessoas. E por ser central, ela unifica o ambiente, criando um senso de conjunto juntamente com os sofás e poltronas.

E mais, a mesa de centro tem papel importante na decoração do ambiente, compondo junto com os sofás e poltronas, e completando o estilo escolhido. Além de aparar objetos decorativos e artísticos, dando personalidade a sua sala de estar

Escolhendo a melhor mesa de centro

Para escolher a melhor mesa de centro é importante ter em mente algumas questões. Desde qual o modelo escolher, em relação a estilo e formato, até quais as dimensões são suportadas. 

Com isso, separamos 5 dicas principais para que você, levando em consideração esses itens, possa escolher a melhor mesa de centro para a sua sala de estar.

Dica 1 – Meça seu ambiente e espaço disponível

A primeira dica é medir o seu ambiente para saber qual o espaço disponível. E se os sofás e poltronas já estiverem posicionados, principalmente, medir o espaço livre. De forma que se possa escolher a medida máxima que a mesa de centro pode ter, sem atrapalhar a circulação.

O ideal é que a sua mesa fique posicionada deixando livre xxxx, m entre a mesa e o sofá. Assim terá espaço para sentarem-se de forma confortável e para circular entre os assentos sem dificuldade de locomoção. Porém não se esqueça, essas medidas são mínimas, se possível deixar uma folga maior, inclusive para ter mais acessibilidade.

Dica 2 – Pense no estilo da sua sala de estar

É importante harmonizar a sua mesa de centro com o estilo escolhido e com os diversos outros móveis do local. Procure escolher tons e materiais de acordo com a estética escolhida para o ambiente.

Por exemplo, se a escolha for um estilo mais rústico ou natural, mesas de madeira são ótimas para compor com o ambiente. Assim como modelos mais elaborados ficam melhor em estilos mais clássicos.

Dica 3 – Redonda ou retangular? escolha seu formato

Escolher o formato da sua mesa de centro em geral é questão de gosto pessoal e de qual modelo você encontrará para harmonizar com o estilo da sua sala de estar.

Contudo, modelos circulares ou ovais acabam ocupando um espaço maior, algo que pode ser um empecilho para salas com menos espaço. No entanto, se você tem um sofá de canto, por exemplo, a mesa de centro redonda é uma escolha adequada.

De modo geral, é importante levar em conta o formato da sala de estar para escolher a mesa de centro. 

Dica 4 – Escolha o tipo de material com base no estilo escolhido

Para que a mesa de centro harmonize com o estilo e a decoração da sala de estar, é preciso levar em conta o material de fabricação. Além disso, o material também influencia na qualidade da mesa.

Quem deseja dar uma sensação de maior espaço na sala de estar, por exemplo, vale a pena investir em uma mesa de centro com tampo de vidro. Por outro lado, se a ideia é dar um estilo industrial ao ambiente, vale a pena investir em modelos de madeira e estrutura de metal.

Dica 5 – Verifique a altura da mesa e distância em relação aos sofás

Pensando em oferecer o máximo conforto e elegância ao ambiente, é preciso levar em conta a altura da mesa de centro. Além de servir como decoração, a mesa também pode ser usada como apoio para pratos, xícaras e outros objetos.

Sendo assim, é indicado que o móvel tenha a altura do sofá, que fica em torno de 25 a 40cm de altura, conforme o modelo do sofá. Isso porque a altura faz com que o móvel seja adequado para o suporte, mas também não polui o visual e ocupe um espaço maior.

Dica extra: Adquira os móveis com mais qualidade e durabilidade

Além de questões como estilo, formato e material, é preciso escolher a mesa de centro também pensando na durabilidade do móvel. Por isso, quando for escolher, opte por modelos com bom material de fabricação, além de consultar o peso suportado, dentre outras questões.

Desse modo, para que você encontre as melhores opções de mesa de centro para decorar a sua sala de estar, venha conhecer os nossos produtos.