A casa é o lugar onde podemos externar toda a nossa personalidade. Por isso, há diversos estilos de decoração tanto quanto estilos na moda, que fazem com que todas as pessoas possam se identificar com o ambiente em que vivem  e sentir-se em casa.

Os estilos de design de interiores entregam uma linguagem estética que podemos nos inspirar para compor os ambientes de nossa casa. Dos mais rústicos aos mais requintados, passando pela linguagem mais moderna até a mais clássica, agradando a todos os gostos e famílias.

Sendo assim, um bom caminho para ter o melhor do design de interiores na sua casa, é conhecer os os principais estilos e identificar aquele que mais combina com você e sua família. Por isso apresentamos aqui os 9 estilos de decoração mais recorrentes para que você escolha o que é perfeito para seu lar.

Boho

O estilo Boho está muito em alta nos dias atuais. A palavra Boho, deriva da expressão inglesa Bohemian, que em português significa boêmio, ou seja,  um estilo de vida nômade, hippie ou cigano. 

Por isso, muitas pessoas estão adotando esse estilo na busca por um design de interiores mais simples, que mescla: objetos artesanais, materiais com acabamento cru, mobiliário confortável e plantas que trazem mais vida ao interior. Tudo isso de forma muito sutil e intuitiva.

O estilo  Boho também remete à uma linguagem naturalista. Por isso seus materiais mais comuns são: madeira, palha, tecido como algodão e lã e uma paleta de cores que mistura tons de bege, tons terrosos e às vezes tons de verdes que harmonizam com as plantas do local.

Escolha este estilo se você gosta mais de informalidade, riqueza de produtos artesanais e móveis aconchegantes.

Escandinavo

O estilo Escandinavo surgiu no norte da Europa, por isso o seu nome. Ele também traz uma pegada mais natural, porém utiliza cores mais neutras e sóbrias na sua composição, mesclando muito bem com o local de onde surgiu.

As pessoas que adotam esse estilo, gostam de uma linguagem mais minimalista, mas que contenha alguns elementos naturais que dão conforto e simplicidade. E que, ao mesmo tempo, traz um ar mais urbano que o estilo Boho, por exemplo.

Dessa forma, o estilo Escandinavo utiliza um fundo predominantemente branco, muita luz natural e cores neutras como: o cinza, o preto e o azul marinho. Usando também em sua linguagem a madeira crua e um mobiliário com linhas retas e estruturas leves.

Escolha este estilo se você gosta de um estilo simples, urbano e com traços marcantes, que ao mesmo tempo é confortável.

Rústico

O rústico é um estilo que traz uma estética ligada ao rural ou ao campo. Com móveis sem um acabamento mais refinado e uma linguagem natural e rústica, como diz o próprio nome.

Este estilo também tem como característica principal o conforto e, também, o naturalismo. Porém, apresenta cores mais escuras, madeiras e acabamentos mais brutos, assim como pedras e outros materiais campestres, de forma aparente.

Escolha este estilo, na cidade ou no campo, se você e sua família são pessoas que prezam por uma estética agro ou rural.

Industrial

O estilo Industrial já vai em contrapartida aos estilos anteriores e tem uma estética que remete ao seu nome. É um dos estilos mais contemporâneos e descolados, sendo o queridinho de pessoas mais jovens ou modernas.

Suas características incluem linhas retas, móveis com estrutura metálica aparente e o uso da madeira na cor crua. Ou seja, remete aos galpões industriais que foram transformados em lofts em Nova York nos anos 70, quando surgiu essa estética.

Escolha este estilo, se você quer um design contemporâneo e com um desconstruído e com materiais aparentes. 

Retrô

Este estilo traz a estética das décadas anteriores de forma revisitada. São diversos tipos de móveis e objetos de decoração que apresentam a linguagem dos anos 50, 60, 70, entre outros.

O estilo retrô já traz uma estética mais requintada e detalhada, com mais adornos que os designs mais modernos. Mas não significa que ele é uma estética ultrapassada. Suas cores vibrantes e releitura de móveis antigos fazem com que esse estilo seja muito atual e ligado a pessoas jovens.

Escolha ele, se você e sua família gostam de misturar o novo e o antigo de forma descontraída. E não tem medo de uma estética mais divertida e jovem.

Minimalista

Nesse estilo o menos é mais. O estilo minimalista também surgiu em Nova York e trouxe uma estética contrária aos estilos mais clássicos.

Por isso, o estilo minimalista possui móveis com linhas retas, pouca ou nenhuma cor, e pouquíssimo ornamento. Sendo uma estética simples porém muito elegante com acabamentos bem polidos e mobiliário de design moderno e elaborado.

Escolha este design se você e sua família tem uma casa elegante e ao mesmo tempo um estilo simples. Esta estética também é muito utilizada em escritórios e outros estabelecimentos mais sociais.

Clássico

O estilo Clássico vai na contramão de uma linguagem contemporânea, e traz elementos e ornamentos do passado para os dias atuais. Este estilo é considerado o mais antigo de todos e também o mais tradicional.

De forma que a linguagem clássica está presente desde os mobiliários até os acabamentos do piso e paredes. Por isso, nesse estilo, os adornos são mais detalhados e refinados. Assim como as cores mais pastéis e uso de tecidos estampados e finos.

Escolha essa estética sua família tem um estilo mais clássico e valoriza um design mais tradicional.

High tech

O estilo High tech é o que tem uma linguagem mais tecnológica, e usa e abusa dos elementos eletrônicos e tudo que mais puder fazer com que o dia a dia seja mais prático.

Tem uma linguagem mais futurista, onde elementos metálicos, eletrodomésticos em inox e alta tecnologia se misturam. Assim como também se utiliza de janelas amplas, elementos curvados e muitas cores neutras com uso de cores nos detalhes.

Escolha este estilo se você quer uma casa com uma linguagem futurista. Aproveitando tudo de bom que a tecnologia nos traz.

Vintage

O Vintage, diferentemente do Retrô,  traz móveis genuinamente antigos. Essa estética se apropria de móveis e objetos antigos, mas também se diferencia dos estilo clássico por adotar elementos de um período posterior ao modernismo.

Aqui as cores tem uma tonalidade mais opaca, envelhecida mesmo. E se mistura com objetos atuais que sendo mais neutros dão protagonismo aos elementos antigos.

Escolha este estilo se você gosta e tem um apego às linguagens passadas e aos elementos antigos. É sempre uma boa ideia trazer nossos objetos afetivos do passado para o presente.

Tendência X Estilo

Não confunda tendência e estilo. As tendências são elementos e designs que vão e voltam, já o estilo é atemporal. 

Desse modo, escolha o estilo que mais combina com a sua casa, sua personalidade e sua família. E para aquela variação de estação, encontre as tendências que mais se enquadram com o seu estilo e dê aquela renovada.