Móvel bastante versátil, o polêmico sofá cama está cada vez mais sendo utilizado na decoração de sala

Se existe um móvel que divide opiniões, estes são os modelos de sofá cama. Presente com uma maior frequência em quartos decorados, sua utilização em outros cômodos era bem baixa, justamente por conta de o sofá comum ser a estrela da vez em ambientes como a sala de estar.

 

No entanto, com o crescimento do preço dos modelos de sofá clássicos, essa regra tem mudado totalmente o esquema de decoração de casas. O Sofá cama retrátil tem se tornado uma alternativa interessante, possuindo um custo mais baixo, além da funcionalidade ser muito melhor entre as pessoas que possuem diferentes tamanhos de sala, precisando de um objeto de decoração que acompanhe essa área.

As vantagens de ter um sofá cama na decoração

Não é apenas o preço que faz com que a escolha de um sofá que vira cama tenha tornado o produto viável de ser utilizado na decoração de salas. Este é apenas um de três motivos principais que facilitam a escolha desses itens decorativos, sendo os outros dois conforto e praticidade.

Quanto ao preço, normalmente os modelos de sofá cama costumam ser mais baratos que os estilos comuns. Com isso, podem ser encontradas muito mais opções no mercado, com preços infinitamente mais vantajosos que os tradicionais.

Isso faz com que, quem costuma receber visitas, consiga ter um benefício enorme ao utilizar o sofá cama nas salas decoradas. Com apenas alguns ajustes, esses itens podem se tornar locais confortáveis, onde seus convidados poderão descansar bastante com uma ótima noite de sono.

 

Dessa forma, o dono de uma casa que não possui quarto de hóspedes ou recebeu mais visitas do que seus aposentos podem agüentar, podem abrigar todos os amigos com muito mais conforto, se utilizando desse mobiliário em diferentes idéias de decoração.

A versatilidade do sofá cama é tão grande que é possível encontrar soluções de baixo custo e muito interessantes para fazer a composição do móvel na decoração de quartos ou salas, dentro do movimento de DIY (Do It Yourself ou Faça você mesmo).

 

sofa-retratil-philadelphia-veludo-brilho-ibiza-90973

Uma delas é a criação de modelos de sofá cama utilizando paletes, aquelas peças de madeira de baixo custo utilizadas para transporte de carga pesada, muito interessante para fazer a composição do móvel. Por serem feitas para suportar bastante peso, elas são uma ótima opção de itens decorativos para criar móveis sustentáveis e de excelente durabilidade.

Quais os modelos de sofá cama

Dentro da categoria há uma quantidade enorme de modelos de sofá cama que podem ser encontrados. Destinados a uma variedade de ambientes e um perfeito coringa na mão de arquitetos e decoradores, os sofás camas são escolhidos de acordo com a necessidade da decoração da casa. Conheça-os a seguir.

Sofá Cama Tradicional

Muito utilizado na decoração de quartos de bebê e casas de veraneio, esta é uma cama que possui encosto para almofadas. Este sofá cama de solteiro acomoda uma pessoa de forma confortável, podendo ser esticada para até duas pessoas. No entanto, invista em almofadas grandes para ter um encosto muito mais confortável.

Sofá cama retrátil

 

Este é um ótimo objeto de decoração para a acomodação de duas pessoas como cama ou três pessoas como sofá, se adequando bem para ambas opções. No entanto, é preciso que se atente ao ambiente onde o sofá cama de dois lugares vai ficar, isso porque alguns possuem braços e encosto mais largos, podendo apertar o local.

Sofá cama reclinável

Opção mais prática do que o sofá cama retrátil, ele ocupa menos espaço na decoração de casas, sendo geralmente pensados para a acomodação de apenas uma pessoa. Para esse modelo de sofá cama, procure os melhores fabricantes, já que a espuma bastante fina pode marcar a estrutura e ficar desconfortável. Outro ponto importante a se ter cuidado é com o pés do móvel. Como o modelo precisa ser arrastado para deitar o encosto, proteja os pés do móvel para não estragar o piso.

Sofá cama futon

 

Modelo de sofá cama moderno e prático, ele apresenta aspectos mais rústicos e confortáveis. O sofá cama futon pode ser produzido em várias medidas, dobrado e muito bom para quem curte um estilo zen. Atente-se apenas para o fato de ele ter um tecido firme (como a lona) e faça um teste antes de comprar, já que eles podem ser pesados, dependendo do tamanho escolhido.

Dicas para escolher o sofá cama certo para você

No entanto, não adianta apenas saber quais os modelos de sofá cama que existem para a decoração de quarto ou sala. É preciso também acertar na escolha do sofá cama correto. Procedimento simples, basta seguir as dicas abaixo para encontrar o melhor modelo para a sua necessidade.

sofa-cama-salome-suede-amassado-preto-matrix-91607

Tenha as medidas do cômodo

Para uma melhor visualização de como a decoração ficará com o item escolhido, são necessárias as medidas exatas do ambiente em que o sofá cama se encontrará. Nesse momento, sempre conte uma sobra de, no mínimo, 70 cm para a circulação, quando o modelo de sofá cama escolhido estiver aberto.

Analise os tipos de aberturas

Como existe uma grande quantidade de estilos de aberturas, é muito importante que se teste a função como cama dos itens decorativos. Isso porque, se a fresta partida do sofá cama não abrir corretamente, pode gerar desconforto. Nesses modelos com abertura retrátil, a cabeça se volta para o encosto, enquanto o corpo fica acomodado no assento.

Experimente sem medo

Dica que pode ser utilizada para a compra de móveis em geral, não tenha medo de testar completamente os modelos de sofá cama previamente escolhidos. Itens, como estofados, e outras finalidades são o que confirmam se ele realmente atende às suas necessidades da decoração de salas e quartos. Por isso, não tenha medo. Sente, abra, deite, faça o que achar necessário.

Analise bem todos os tecidos e materiais

Na hora da compra, considere também a freqüência do uso do sofá cama. Com usos regulares, escolha modelos com uma montagem e desmontagem mais fácil, assim como um bom estofamento, como o sofá cama retrátil. Prefira também estruturas de ferro articulado ou madeira maciça com tecidos de algodão, para um melhor controle de temperatura e umidade.

Por fim, alinhe o design da decoração

Por poderem ser empregados em diversos estilos de decoração de quartos e salas, os desenhos e acabamentos dos modelos de sofá cama tem uma maior facilidade de se adequar à decoração do cômodo escolhido.

Por exemplo, modelos de sofá cama mais robustos são amplamente indicados para salas mais amplas, enquanto salas menores pedem estilos e designs mais leves, como itens decorativos sem braços e com pés em aço escovado.

Mesmo dividindo opiniões de especialistas, o sofá cama entrou para o hall dos queridinhos da decoração de casas por muitos outros motivos importantes. E com uma enorme quantidade de modelos e estilos, parece que não vai parar tão cedo.

E para encontrar outros itens decorativos muito bonitos e funcionais, conte sempre com a MPozenato, somente aqui você encontra móveis como poltronas decorativas, jogo de quarto de casal e muito mais.