Veja abaixo dicas de design, preço, medidas de segurança e até materiais para o berço do seu bebê.

A hora de comprar o berço é um momento muito importante, afinal, é o móvel mais importante do quarto de bebê e é onde ele irá passar a maior parte do dia durante os seus primeiros meses de vida.

Saiba que você não pode comprar o berço de maneira aleatória, antes você precisa ter algumas informações básicas para facilitar o seu processo de decisão. Não sabe

quais são essas informações? Não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Tamanho dos berços

Os tamanhos mais comuns no mercado são dois: berço padrão nacional e o berço americano.

O berço padrão nacional possui 1,30 m x 60 cm, já as medidas do berço americano são 1,30 m x 70 cm.

A diferença pode parecer pequena, mas faz uma grande diferença dentro do cômodo. Para não correr riscos, tenha em mãos as medidas do espaço disponível para o berço.

Outros cuidados com o berço

Não são apenas as medidas referentes ao tamanho que importam, existem outras até mais importantes em relação à segurança do neném. Por exemplo, as grades laterais do berço, de acordo com o Inmetro, deve ter no máximo 6,5cm entre uma barra e outra para evitar que o neném coloque a cabeça no vão.

Tome cuidado em relação ao estrado as laterais do berço, o espaço ali não pode superar 2,5 cm para que o bebê não corra o perigo de prender os pés ou as mãos.

Material do berço

Os berços atualmente são feitos de dois materiais: madeira e MDF.

Madeira é o material mais resistente, porém, mais caro. Se optar por berço de madeira, saiba que o produto precisa ser resistente, livre de farpas, além de pintado e envernizado com produtos atóxicos.

Já o berço MDF não possui durabilidade tão alta, mas é uma boa opção considerando que o bebê o utilizará por tempo limitado. Se optar por este, atente-se ao design e acabamento para escolher corretamente.

Berços funcionais

Berço cômoda com cantoneira

Alguns berços servem apenas para o descanso do neném, mas não são todos.

Existem berços que possuem cômoda ou trocador acoplado, alguns até viram mini cama. Então, antes de você escolher pense em como isso irá te ajudar a economizar e a poupar espaço do quarto.

Berço com grade móvel e estrado reguláveis

Outra função útil nos berços que vêm sendo fabricados atualmente, é a regulagem da grade. Enquanto o bebê for menor, você pode deixá-la mais baixa para poupar as costas.

Também não é difícil encontrar berços com o estrado regulável. Assim, conforme o neném for crescendo você vai abaixando o estrado para mantê-lo seguro.

Berço com rodinhas

Ter ou não ter rodinhas é uma opcional. Caso escolha berço com rodinhas pensando que irá facilitar a limpeza do quarto, cheque se ele possui sistema de travas para que não saia andando pelo quarto e cause algum acidente.

Berços na Mpozenato

Gostou das dicas de como escolher o berço do seu bebê?

No site da Mpozenato, você irá encontrar diversos modelos de berços para proporcionar o sono mais confortável para o seu pequeno, não deixe de conferir!