Saiba quais as diferenças entre essas duas madeiras e escolha a mais indicada para aquilo que você precisa.

        Parou para analisar a sua casa e percebeu que precisa de um móvel novo para complementar o ambiente ou, até mesmo, para substituir aquele que já está velhinho? Ou, então, as necessidades do dia a dia fizeram você perceber que a mobília do escritório já não atende corretamente à demanda dos funcionários? Então chegou a hora de você comprar móveis novos. E é justamente no momento da compra que algumas dúvidas surgem e acabam atrapalhando a escolha certa da mobília.

        Uma das principais questões levantadas gira em torno dos materiais utilizados na fabricação dos móveis em geral. Muita gente tem dificuldades na escolha das madeiras e não sabe qual é a mais indicada, se é a MDP ou MDF. Pensando nisso, trouxemos para você este informativo que vai esclarecer as suas dúvidas e te deixar muito bem informado sobre as diferenças entre estes dois tipos de madeira.

        MDF

moveis-mdf

        Para entender melhor as características da madeira MDF, primeiramente você precisa saber qual o significado desta sigla. Traduzida para o português, MDF nada mais é que um painel de madeira de média densidade. Fibras de madeira reflorestada das espécies Pinus e Eucalipto são aglomeradas com resinas sintéticas e resultam nestas placas que, coladas umas sobre as outras e fixadas através de pressão, se transformam no MDF que nós conhecemos.

        Uma das maiores vantagens deste tipo de madeira é que a sua superfície é perfeitamente lisa, pois as fibras não têm direção específica. Isto possibilita que cortes em qualquer sentido sejam feitos e permite maior liberdade na hora de manipular peças em MDF, já que elas se adaptam a diversos tamanhos.

        Por conta de toda a homogeneidade da sua superfície, uma placa de MDF admite a aplicação de todos os tipos de revestimentos. Ela é densa e resistente e, além disso, tolera variações de temperatura sem se prejudicar. É ideal para peças externas, com acabamentos mais sofisticados, como curvas e cantos arredondados ou trabalhos mais precisos de usinagem. Ainda por cima, placas de MDF têm baixo nível de absorção de tinta, o que garante pinturas muito bem acabadas, homogêneas e sem imperfeições.

        MDP

moveis-mdp

        As tecnologias e os processos utilizados na produção da madeira MDP são muito semelhantes à forma como o MDF é feito. Mesmo também sendo ecologicamente correta, feita a partir das madeiras reflorestadas Pinus e Eucalipto, uma placa de MDP se difere bastante em sua composição. A sigla significa Medium Density Particleboard, ou seja, painel de partículas de média densidade. Ao invés de fibras, o MDP é constituído por partículas de madeira que são dispostas em três camadas uniformes: duas camadas finas nas superfícies e uma camada grossa no miolo. Elas são unidas através da ação da temperatura e de altas pressões.

        Por ser constituída por partículas, uma chapa de MDP não é tão facilmente maleável quanto o MDF. Em contrapartida, sua estrutura de camadas heterogêneas é o que faz essa madeira ser altamente resistente e leve, ao mesmo tempo. Ela resiste a colocações e arrancamentos de parafusos, sem que você se preocupe com os desagradáveis empenamentos. Além disso, o MDP é fabricado com menos madeira, o que o torna extremamente econômico e rentável.

        Diante de todas estas características, fica claro que o MDP é o material ideal para aqueles móveis de linha reta e plana, que não exigem acabamentos refinados ou cortes e marcações. Também é perfeito para as partes estruturais da mobília, já que apresenta resistência suficiente para suportar grande carga de peso. O seu nível de absorção de tinta é alto, e por isto o material é o menos adequado para este tipo de finalização com tinta. Portas retas, prateleiras, divisórias, laterais e gavetas são exemplos de móveis produzidos com toda a garantia de qualidade da madeira MDP.

        Pronto! Agora que você esclareceu as suas dúvidas referentes à MDF x MDP, sem dúvida vai entender muito melhor sobre o assunto e fazer ótimas escolhas na hora da compra da sua mobília.

        Acesse o site da Mpozenato e navegue pelas nossas seções de móveis. Confira toda a qualidade das peças como Jogo de Mesas e Cadeiras com tampo em MDF e Estantes Home Theater em MDP perfeitas para atender às suas necessidades.