Muito mais do que apenas utilizar móveis para cozinha e outros itens de decoração, planejar o espaço da cozinha é muito importante

Foi-se o tempo em que a cozinha era apenas um local da casa para preparar refeições e lanches. Considerada atualmente como o coração da casa, é nela onde todos se encontram em convivência, para trabalhar, cozinhar e até conversar, por que não?

Azulejos-de-metro

Por isso tanta importância para a escolha dos móveis de cozinha corretos. Para início de conversa, eles precisam combinar três aspectos fundamentais, para criar um ambiente harmônico: Serem funcionais, organizados, além de possuírem um estilo maior.

Se planejar é importante

Mesmo possuindo objetos de decoração muito básicos, decorar a cozinha pode ser um trabalho muito grande sem o devido planejamento prévio. Antes de simplesmente sair encomendando os armários de cozinha, familiarize-se com todas as partes do mercado e as possibilidades ele pode te oferecer.

Veja em revistas, navegue na internet, visite a loja online da MPozenato, confira todos lugares atrás de referências de decoração. Em pouco tempo algumas pequenas dicas saltarão aos olhos, como armários de cozinha laminados em brancos não serem tão ideais para o ambiente de uma família que possui crianças, precisando ser escolhido um móvel com acabamento mais escuro.

Pense no básico da decoração de cozinha

Seja grande ou pequena, uma decoração funcional pode ser criada em qualquer espaço, apenas tendo que ser bem pensada, dentro do orçamento disponível. Para todos os formatos existentes do cômodo, é possível até encontrar soluções básicas.

decoracao-de-cozinha

 

Como os conjuntos feitos para espaços lineares ou paralelos. Em forma de U ou L, a decoração de cozinha seguem modelos semi-personalizados, onde os armários e outros móveis para cozinha possuem algumas adaptações para se enquadrarem ao local disponível.

É possível encontrar também a solução mais complicada, as cozinhas planejadas. Feitas sob medida, elas são perfeitas, pois são completamente pensadas para a necessidade da família. Dentre essas soluções de decoração, o grande diferencial é o preço. Por isso, escolha a melhor opção que caiba no seu bolso.

Estilo contra funcionalidade: O que escolher na cozinha decorada?

Essa grande quantidade de soluções só é necessária por um motivo: Uma cozinha precisa ser multifacetada, porém, sem perder o ar convidativo e toda a sintonia com o resto da decoração da casa. Afinal, uma decoração para cozinha com inspiração mais minimalista não combina nada com uma casa mais rústica.

Cozinhas-decorada-com-Gesso-

 

Por isso, estude a necessidade da cozinha. Um casal que raramente janta em casa, por exemplo, pode até escolher uma cozinha decorada pelo visual. Diferente de uma família numerosa, que se reúne todo final de semana e necessita de uma decoração de cozinha com funções variadas.

Por onde começar e como decorar uma cozinha?

Para começar a decorar, os armários de cozinha são uma boa opção. Mobiliário chave de qualquer design, esses são os itens que proporcionam um aspecto global ao cômodo precisando, para isso, ser visualmente atraentes.

Decoracao-de-cozinha-americana-pequena

Dentre os materiais para esses móveis de cozinha, os que se destacam são o post-forming, uma imitação de madeira que possui vários padrões e texturas, além de ser muito mais econômico; o MDF, um excelente substituto da madeira maciça, com os mesmos níveis de qualidade e manutenção, além de poder ser pintado na cor necessária; o lacado, que apresenta uma boa relação de preço e qualidade, com uma enorme quantidade de cores para escolher e a própria madeira, que fica bem com todos os tipos de acabamentos, porém, é a opção mais cara, sendo um investimento em longo prazo.

Outros modelos de itens de decoração que podem ser encontrados são os armários em aço inoxidável. Duradouros e muito fáceis de limpar, eles são os móveis para cozinha perfeitos para criar um visual muito mais contemporâneo para sua área. Seu contra, porém, é que qualquer machucado na peça pode ficar muito visível.

Escolhendo os acabamentos, cores e puxadores

Encontrar uma cozinha prática e muito bem decorada com móveis coloridos atualmente é tão natural quanto encontrar modelos de armários pintados em cores mais sóbrias ou em tons naturais de madeira. Afinal, gosto não se discute.

Decoracao-de-Cozinhas-com-Gesso

 

No entanto, além da cor, as cozinhas decoradas ainda podem contar com os detalhes inovadores dos acabamentos. Seja com um pedaço da madeira esculpida, molduras em torno das portas ou outros efeitos inovadores, eles sempre vão dar um charme a mais no produto de decoração.

Mesmo que seja uma porta lisa sobre um material mais nobre, essa combinação sempre vai ficar bem. Nesse segmento da decoração, o vidro é um dos elementos que ganham muito mais espaço, criando um efeito mais leve. Porém este é um elemento que precisa ser usado com moderação na hora de decorar as cozinhas, devido ao risco de quebra. Esses armários são feitos somente para quem quer ver todo o conteúdo.

Já no caso dos puxadores a grande variedade é o que os move. Eles podem ser encontrados diferentes modelos e nos mais variados materiais, seja nas linhas clássicas ou ultra-modernas, plástico, aço inoxidável, alumínio, madeira, zinco ou porcelana ganharam um novo destaque, tornando a escolha deles tão importante quanto qualquer outra coisa que tenha a ver com armários de cozinha.

Mais gavetas ou mais armários?

Para essa questão, o importante é fazer um equilíbrio dos dois, justamente de acordo com a necessidade da decoração de cozinha. As gavetas não vieram substituir os armários, principalmente nos armários superiores, onde as pessoas não alcançam.

cozinha-de-apartamento-decoracao

 

Agora, a utilização de gavetas nos armários de cozinha inferiores é até aceitável desse ponto de vista. Tudo por conta da facilidade e funcionalidade que as gavetas trazem, além de permitir que todos os itens sejam vistos de uma vez, quando a gaveta é aberta, totalmente ao contrário do que acontece, quando é preciso pegar algo no fundo do armário.

Por isso, sejam armários ou gavetas, analise bem toda a parte interior para criar a sua decoração para cozinha. Do que servem armários lindos, se a prateleira cair na hora de arrumar pratos e copos? Cuidado extra com as prateleiras de vidro, já que, apesar de serem bonitas, elas não são muito práticas.

Pense também na organização interna

Não é apenas da localização dos armários que é feito uma cozinha decorada. Todos seus utensílios também podem ser utilizados como objetos para decoração. Por isso, se renda aos suportes, divisórias, prateleiras e todos os outros itens que podem ser utilizados, como tabuleiros para talheres, suportes para copos e frascos de especiarias, além de muitos outros itens.

Os números de ouro

Mesmo com toda a liberdade criativa que a decoração de cozinha permite, há algumas medidas que precisam ser seguidas à risca, para que seja possível poder se movimentar à vontade por todo o espaço.

Decoracao-de-Cozinhas-sem-Armario

 

Para isso, se certifique que do chão à bancada, os armários de cozinha possam ter a altura de, pelo menos, 90 cm e uma profundidade de 60 cm. No caso da distância entre a bancada e o armário superiores não devem ser menores que 50 cm, com uma profundidade por volta dos 37 cm, evitando assim qualquer tipo de cabeçada dolorosa e a vista da bancada.

Seus armários superiores também não podem ser móveis para cozinha exageradamente altos, para não passar tempos consideráveis indo atrás dos utensílios. Evite também colocar algum armário próximo ao fogão ou pia, para evitar cotoveladas indesejadas ou sujeira indesejada na cozinha decorada.

Decorando ao redor da mesa

Por fim, outro lugar importante que também precisa ser decorado com móveis para cozinha é a parte das refeições. A mesa onde a comida é servida precisa ter uma largura de, pelo menos 80 cm, para sentar confortavelmente e poder ser a receptora de todas as travessas e garrafas que uma refeição precisa.

cozinha-americana

 

Se for uma família numerosa e o espaço for grande o suficiente, uma mesa mais ampla vai proporcionar um ar muito mais aconchegante. Caso a família seja numerosa, mas o espaço seja pequeno, o ideal é optar por um item de decoração dobrável fixado na parede ou por uma mesa extensível.

Para os casais sem filhos e que não jantem tanto em casa, o melhor é uma mesa redonda e alta, que pode ser acompanhada de banquetas para cozinha do tipo bar. Agora, se a família tiver uma cozinha americana, o melhor é escolher os bancos corretos, uma vez que a própria bancada já vira uma mesa.

Parte da casa com muito mais participação nos últimos anos, a cozinha ganhou um espaço enorme na parte de decoração de casas. Por isso é tão importante saber escolher qualquer os móveis de cozinha ficarão melhores para a sua necessidade.

E continue navegando no site da MPozenato para encontrar outros grandes itens para a decoração da sua casa. Somente aqui você encontra as melhores ofertas em Poltronas, banquetas, armários e muito mais.