Dicas de Decoração para Casa | Blog MPozenato

Além de móveis de qualidade com um ótimo custo-benefício, a Mpozenato te mostra dicas de decoração para casa. Confira as nossas sugestões para decorar a sala de estar, jantar, quartos e muito mais!

Dicas e truques para a decoração de quarto pequeno

Aprenda a decorar um quarto pequeno valorizando seu ambiente!

Não há dúvidas de que o quarto é um dos lugares favoritos da nossa casa. É nele onde damos uma pausa na correria do dia a dia e aproveitamos nossos momentos de refúgio e descanso. Por isso, nada mais importante que mantê-lo decorado e organizado com a nossa cara e de acordo com o espaço útil que ele possui. Caso o tamanho do ambiente seja reduzido, é importante pensarmos estrategicamente em uma decoração de quarto pequeno, para criar um ambiente tranquilo e personalizado de acordo com as necessidades do local. Desta forma, haverá muito mais chances de que as nossas horas de sossego sejam mais proveitosas e agradáveis.

Com imóveis que contam com espaços cada vez menores, é muito comum que os dormitórios sejam pequenos, acompanhando essa tendência de redução de tamanhos. É aí que a gente precisa usar a criatividade e abusar de técnicas que explorem o espaço disponível da melhor forma possível. Se você tem dúvidas sobre como decorar um quarto pequeno, continue acompanhando o nosso post e confira as melhoras dicas de decoração para quartos pequenos. Deixe o seu quarto mobiliado e decorado do jeito que você sempre quis com essas dicas simples que vão fazer toda a diferença!

1. Escolha cores neutras

Pode parecer que não, mas cores neutras e claras fazem toda a diferença quando o assunto é casa e decoração. As cores contrastantes e pesadas são grandes inimigas dos quartos pequenos, pois delimitam espaços e revelam justamente o reduzido tamanho do ambiente – que é o que queremos disfarçar. Por isso – ao pensar nas paredes, no piso e nos móveis -, opte por tons claros e neutros, que irão causar a sensação de que seu quarto é muito mais amplo do que ele é.
Na decoração de um quarto masculino, por exemplo, os tons bem claros de cinza, azul e marrom são uma ótima pedida para personalizar o ambiente sem diminuí-lo ainda mais. Já o branco, o bege e os tons claros de lilás podem ser excelentes cores para quarto feminino.

tons-claros-decoracao-quarto-feminino-3

2. Para os detalhes, cores complementares!

Não é porque as cores mais indicadas para um quarto pequeno são as de tons claros que a gente não pode explorar, também, aqueles tons mais vivos. Para isso, basta você utilizá-los nos detalhes e nos objetos decorativos do seu quarto. Não há mal nenhum em deixar o quarto colorido através da roupa de cama, das almofadas ou dos quadros, por exemplo. O segredo é escolher tudo com muita calma, sem exageros, e sempre usar cores complementares, que não vão destoar do restante das cores escolhidas e, ainda assim, vão manter a sensação de quarto ampliado. Veja aqui nosso post sobre como combinar cores na decoração e entenda melhor o esquema das cores complementares.

3. O poder dos espelhos

Não desmereça o poder que os espelhos têm dentro de uma decoração de ambientes pequenos. Além de um objeto que serve para a gente observar nosso próprio reflexo, o espelho transmite a sensação de um ambiente muito maior do que ele realmente é. Nós explicamos: por ele ser capaz de refletir a luz e as imagens dos itens que estão dentro do quarto, é como se todos os objetos fossem duplicados. Essa ilusão de ótica causada em um primeiro momento passa, imediatamente, a impressão de amplitude, de continuidade do ambiente. Se você apostar em um espelho para quarto que fique na porta do seu guarda-roupas, o resultado é ainda melhor: a ampliação do quarto vai ser muito mais eficaz, já que o espelho também vai eliminar a delimitação de espaço que o guarda-roupas naturalmente causa. Aposte na decoração de quarto pequeno usando espelhos: você vai se surpreender com o resultado!

espelho-decoracao-quarto-pequeno-2

4. Use as paredes como aliadas

Em um cômodo pequeno, muitas vezes não conseguimos acomodar muito bem todos os nossos objetos pessoais. Por isso, qualquer possibilidade de aproveitarmos melhor o espaço é bem-vinda. Aproveite as paredes e tenha mais locais para arrumar os seus itens. As prateleiras embutidas e os nichos são ótimas opções para deixar o ambiente melhor organizado, além de servirem, também, como objetos de decoração para o quarto. Se você optar por colocá-las na parede atrás da cama, por exemplo, ainda vai poder dispensar o uso de uma cabeceira – item que acaba “empurrando” a cama para frente e diminuindo ainda mais o espaço de um quarto pequeno.

papel-de-parede-decoracao-de-quarto-3

5. Aposte nos móveis mais baixos

Você sabia que móveis baixos têm a capacidade de tornar o ambiente maior e mais extenso? Ao pensar na mobília e na decoração de um quarto pequeno, considere a compra de móveis mais baixos que o comum. Ao manter uma linha de altura baixa em todo o mobiliário do quarto – ainda mais se os móveis estiverem em um mesmo nível – a sensação é de que o pé direito é maior. Ou seja: os móveis mais baixos promovem a amplitude do ambiente, pois causam a impressão de que o teto é mais alto do que ele realmente é.

Gostou das nossas dicas de decoração para quartos pequenos? Acesse o site da MPozenato e confira as opções de móveis para quarto. Seja voltada para a decoração de quarto de casal ou para a decoração de quarto de solteiro, temos a mobília ideal para você!

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*