A decoração de um banheiro também tem o seu valor. Confira as principais dicas e truques de decoração para banheiro no blog da Mpozenato!

Por muitas vezes, não temos o costume de dedicar uma atenção especial ao banheiro da nossa casa. Geralmente, ele é visto somente como o lugar da residência onde fazemos a nossa higiene pessoal e, aí, a gente acaba não percebendo que este ambiente também tem um grande potencial para ser decorado. Banheiros decorados não são sinônimo de exagero; uma decoração de banheiro faz toda a diferença quando o objetivo é deixar o ambiente confortável. Quanto mais os detalhes forem pensados, mais o seu banheiro transmitirá comodidade, funcionalidade e beleza harmoniosos com o restante da decoração da sua casa.

A Mpozenato preparou para você dicas de ouro para a decoração de banheiro. Continue lendo nosso post e confira truques infalíveis para ter banheiros planejados de acordo com a sua personalidade e com a linha de decoração de toda a sua casa. Com estas dicas, vai ficar muito mais fácil comprar móveis online para o seu banheiro!

Adesivos para banheiro e papéis de parede

Já pensou em utilizar adesivos decorativos de parede ou, até mesmo, papel de parede no banheiro? Se não havia pensado, comece a considerar esta ideia. Apesar de simples, ela tem um potencial incrível para deixar o seu banheiro decorado de forma criativa e divertida, além de acompanhar as tendências mais modernas em decoração. Mas cuidado: como o banheiro é o ambiente mais úmido da casa, escolha as paredes que não têm contato direto com a umidade ou que fiquem o mais distante possível dela, para evitar que o adesivo se estrague com o passar do tempo. Caso isto não seja possível, prefira adesivos e papéis de parede impermeáveis, que serão muito mais resistentes à toda a umidade do seu banheiro. Se não quiser comprometer diretamente as paredes, utilize os adesivos decorativos para criar lindos detalhes nos espelhos ou, até mesmo, na parte externa do box.

Decoração de banheiro pequeno: quais os segredos?

Com a frequente redução dos cômodos nas construções de hoje em dia, é cada vez mais comum que os banheiros percam seu espaço. É aí que a decoração de banheiros pequenos deve ser cuidadosamente pensada: atentando-se a cada detalhe, ela terá a capacidade de tornar o seu banheiro visualmente maior.

Uma dica para causar a sensação de amplitude em um banheiro pequeno é deixar de lado aquelas portas de box que delimitam visualmente o espaço. As portas opacas ou coloridas são exemplos de aberturas que não contribuem na decoração de um banheiro pequeno. Para estes casos, em que o tamanho do cômodo é limitado, o mais indicado é que as portas do box sejam de vidro liso e transparente, para que se tenha a visão exata do espaço que o banheiro tem.

Outro detalhe relacionado ao box é que as portas de correr e as sanfonadas são as mais indicadas para os banheiros pequenos. Elas não exigem nenhum espaço extra para a sua abertura – ao contrário das portas pivotantes, que são móveis e, portanto, precisam de uma área disponível para o seu ângulo de abertura.

Mais uma dica muito importante na hora em que você for pensar em como decorar banheiro pequeno é se atentar às cores que serão usadas. Como explicado anteriormente aqui no blog, as cores claras e os tons pastel são responsáveis por ampliar visualmente um ambiente pequeno. Então, a melhor opção é escolher estas cores como base na decoração do banheiro, usando-as nos azulejos, nas paredes e no piso. Além de causar a sensação de amplitude, elas vão deixar o banheiro muito mais sofisticado. Agora, se a sua intenção é ter um banheiro moderno apesar do tamanho do ambiente, abuse das cores nos detalhes e nos acessórios para banheiro. Quando usadas somente nos detalhes, as cores vibrantes não comprometem a amplitude do lugar.

Pensando na mobília, a palavra de ordem para os armários de banheiro com pouco espaço é funcionalidade. Procure aqueles móveis para banheiro que, além das portas, tenham gavetas e compartimentos que sejam muito bem aproveitáveis. Diversos produtos de higiene pessoal e de beleza acabarão sendo guardados neste cômodo da casa e, ao comprar móveis funcionais, você conseguirá acomodar muito bem todos os seus itens pessoais sem sofrer com a falta de espaço do banheiro. Além da funcionalidade, é importante que os móveis para banheiro sejam feitos em materiais que não se degradam com a umidade – como os laminados, os em madeira ou em cerâmica.

Projeto de iluminação: invista!

Um dos grandes segredos para se ter um toalete sofisticado sem mexer nos complementos é investir no projeto de iluminação do banheiro. Ao contrário do que as pessoas pensam, lustres e luminárias podem, sim, ser instalados no banheiro de uma casa. Tenha a certeza de que uma iluminação bem planejada tem o poder de personalizar o seu banheiro exatamente de acordo com aquilo que você quer.

A dica é, primeiramente, pensar na iluminação do banheiro de uma maneira geral. Analise qual a forma que será utilizada para levar luz para o ambiente por inteiro. Defina quantos pontos de iluminação você deseja e como eles serão distribuídos pelo banheiro. As lâmpadas fluorescentes são as mais indicadas para o uso, pois são as que melhor espalham a luz de maneira uniforme e, além disso, ajudam na economia de energia.

Depois disto, pense nas áreas individuais do banheiro e nos pontos de luz específicos. As regiões do box, da pia e do vaso sanitário são utilizadas de formas diferentes, para propósitos diferentes, e é interessante definir qual foco de luz você necessita para cada uma dessas áreas. Para a bancada da pia, por exemplo, talvez seja necessária uma luz direta, que vai ajudar na hora de executar tarefas que exijam maior precisão – como se maquiar ou fazer a barba. É nesta hora que podemos usar e abusar das luminárias e dos lustres para banheiro e complementar ainda mais a decoração do ambiente, deixando-o sofisticado e muito aconchegante.

Plantas e flores no banheiro, por que não?

Outra opção pouco aproveitada na decoração de banheiro é o uso de plantas e flores como itens decorativos também neste espaço da casa. Se você estiver sem muitos recursos, esta é uma ótima alternativa. Sinônimo de vida e de frescor, as plantas e flores no banheiro vão deixar os seus momentos pessoais muito mais agradáveis e aconchegantes, com aquela sensação de vivacidade que só as plantas conseguem transmitir.

Caso o seu banheiro possua uma janela com parapeito, use e abuse dos vasinhos delicados. Agora, se ele não possuir, use um pequeno espaço da bancada da pia para acomodar um arranjo delicado ou, até mesmo, nichos na parede para colocar vasos com diferentes plantinhas e flores. Você vai se surpreender com o resultado!

Aproveite as nossas dicas para ter um banheiro decorado com a sua cara e personalidade. Não negligencie este ambiente da sua casa somente porque ele não é um lugar onde passamos muito tempo; siga uma linha de estilo e deixe o banheiro confortável para os seus momentos pessoais serem muito mais tranquilos.

Acesse o site da Mpozenato e confira os melhores e mais bonitos móveis para decorar o seu banheiro. Além disso você encontra diversas opções de móveis para a sua casa! São cadeiras para sua sala de jantar e jogos para o seu quarto de casal. Aproveite nossas ofertas! Mpozenato, comprar móveis pela internet nunca foi tão fácil!