Com uma infinita variedade de materiais, formatos e estilo, a cabeceira de cama é a peça perfeita para incrementar o quarto e deixá-lo mais aconchegante e bonito.   

Vamos combinar que até algum tempo atrás os quartos eram um tanto quanto monótonos e comuns, pois as camas eram fabricadas em madeira ou aço e não tínhamos muita opção de escolha; afinal a cabeceira já vinha acoplada.  

Em contrapartida, com a chegada das camas box ganhamos liberdade e versatilidade na hora de escolher a cabeceira que vai compor a decoração do quarto, pois podemos optar por aquela que mais combina com nosso estilo e que melhor atenda às nossas necessidades de espaço.  

Embora tudo isso seja muito bom, podem surgir dúvidas na hora de adquirir uma cabeceira, principalmente pela grande variedade de materiais, formatos e estilos. Então, para te ajudar nessa missão e deixar o seu quarto mais bonito aconchegante trouxemos algumas dicas importantes para você acertar na escolha. Confira!

Cabeceira para quê?

 

Há quem pense que a cabeceira é um item dispensável e opcional, mas isso não é verdade! Além do aspecto decorativo, a cabeceira tem muitas outras funcionalidades: protege a parede de manchas, sujeiras e arranhões; serve de apoio na hora de ler e; em alguns casos, pode ser utilizada para organizar objetos pessoais, já que alguns modelos possuem gavetas ou prateleiras.

Com tantas funções assim, por que não investir em uma cabeceira de cama?! E olha que existem muitas opções no mercado com design colonial, moderno ou rústico; além dos diversos tipos de materiais e revestimentos, como madeira, metal, suede, corano, linho e por aí vai, ou seja, tem para todos os gostos, bolsos, estilos e necessidades, basta colocar a criatividade para trabalhar.  

Qual o tamanho ideal da cabeceira de cama?

 

Ao decidir por uma cabeceira de cama, uma das dúvidas que surgem é sobre qual o tamanho certo, já que também existem vários tamanhos de colchão box. Na verdade, o ideal é que a cabeceira seja maior ou exatamente do tamanho da cama, por isso, é preciso estar atento aos padrões de medidas para não errar. Confira abaixo:

  • Solteiro (0,88×1,88m);
  • Casal Padrão (1,38×1,88m);
  • Casal Queen (1,58×1,98m);
  • Casal King (1,93×2,03m).

Quanto ao quesito altura da cabeceira, não há um padrão, mas é importante considerar o espaço do quarto e altura do pé direito. Se o quarto for pequeno ou estreito, o ideal é que a cabeceira seja baixa, mais ou menos 30cm acima da cama e, de preferência com cor uniforme. Isso faz com que o ambiente fique mais aconchegante e alongado.

Já para quartos médio ou proporcional essa questão é muito mais simples, porque a altura da cabeceira da cama deve ter a metade da altura da parede. O cálculo é fácil: divida a altura da parede por dois e pronto; aí está a medida ideal para a sua cabeceira. Ah, sem contar que em quartos proporcionais você pode abusar das cores.   

Escolha o design de cabeceira perfeito para você 

 

Como já falamos, a diversidade de modelos e materiais de cabeceiras de cama pode causar indecisão na hora da compra. Então, confira algumas opções de designs e estilos e escolha a que mais combina com você e com a decoração do seu quarto!

 

cabeceira 1

 

A cabeceira para cama box casal queen com revestimento em corano e design capitonê possui padrão quadriculado e é perfeita para quem busca modernidade e estilo. Já a cor forte imprime personalidade ao ambiente, principalmente quando combinada com um jogo de cama com tonalidade similar. 

 

cabeceira 2

 

Inspirada no estilo colonial, a cabeceira de cama fabricada em aço carbono é ideal para quem não abre mão do tradicional. Em geral, esse estilo apresenta peças mais torneadas e com detalhes. Além disso, por ser mais compacta e clean, esse tipo de cabeceira é perfeito para quartos menores, pois não carrega o ambiente com muita informação. 

 

cabeceira 3

 

Outra opção para quartos menores é a cabeceira de cama estilo painel, pois esse modelo é instalado diretamente na parede, sem apoio algum no piso. Esse modelo da foto, por exemplo, possui um design minimalista que agrega beleza ao quarto de casal, principalmente pelo capitonê com botões encapados e o revestimento em suede. 

 

cabeceira 4

Não podemos esquecer que o quarto de solteiro também merece um toque de beleza e funcionalidade. Por isso, nada melhor que uma cabeceira de madeira com baú e nichos, pois você pode manter tudo no lugar e, ainda, dar um toque de charme ao quarto.

 

cabeceira 5

 

Outro modelo bastante funcional e igualmente bonito para quarto de solteiro é a cabeceira de madeira com criado mudo acoplado à peça. Essa é a opção certa para quem gosta de ler um livro antes de dormir, e de bônus, ainda pode apoiar uma luminária para incrementar ainda mais a decoração. Essa opção também está disponível na versão casal, olha só que linda: 

 

cabeceira 6

Esta cabeceira de casal em madeira apresenta um estilo moderno e arrojado, isso porque possui mesa de apoio lateral com duas gavetas. Mas o que a torna mais incrível é o seu design extensível, pois possui regulagem de abertura dos criados, ou seja, adaptável tanto para cama tamanho casal ou queen. Demais, não é mesmo?! 

Para quem busca algo mais no estilo painel, esse outro modelo com criado espelhado e também é extensível. O fato desta cabeceira ser suspensa proporciona mais espaço livre e deixa o quarto de casal cheio de personalidade e estilo.

 

cabeceira 7

E para finalizar, trouxemos uma opção de cabeceira painel com um estilo mais rústico, perfeita para quem gosta desse estilo ou até mesmo para casas de campo.

   cabeceira 8

 

O padrão geométrico dá a impressão de um quebra-cabeça com peças intercaladas em 3D o que dá a essa cabeceira um toque rústico moderno.

Viu só, não é tão difícil deixar o quarto mais aconchegante e cheio de charme. Basta escolher e investir na cabeceira certa. Para ver mais sobre esses e outros itens, clique aqui e conheça mais sobre a Mpozenato. Para continuar por dentro das novidades de móveis e decorações nos siga no Facebook e Instagram.

E aí, com essas dicas ficou mais fácil de escolher a cabeceira de cama ideal para o seu quarto? Então deixe o seu comentário!